GUIA DE ACABAMENTO
Escolhendo seu tampo
Tipos de borda:
Casca para cima
Posicionar a borda em casca voltada para cima evidencia o desenho e a textura naturais da borda. Pode diminuir a área útil do tampo, principalmente no caso das cascas mais inclinadas.
Casca para baixo
A opção da borda com o inclinado da casca voltado para baixo apresenta a vantagem de se aumentar a área útil do tampo, o que pode ser interessante para as larguras mais estreitas.
Borda orgânica
A borda com orgânico é encontrada em pranchas estreitas, por isso é mais utilizada em tampos de aparador.
Borda reta
Borda inclinada
O tampo também pode ter os dois lados no comprimento cortados em ângulo reto (90°), inclinado ou pode apresentar só um lado reto e outro com detalhe natural em casca ou orgânico.
Borda arredondada
A borda arredondada pode ou não ser com o brancal. Deixa os tampos e bolachas com um desenho mais leve e delicado.
Padrões de tampo:
Inteiriço
O tampo considerado ‘‘liso’’ é assim denomidado dado seu aspecto inteiriço, porém, sendo um produto natural, são admissíveis dentro dessa categoria pequenos furos e fissuras.
Orgânico
Os orgânicos da madeira são originários principalmente do apodrecimento do cerne da árvore.
Quando a madeira é limpa, lixada e tratada, as cicatrizes da história da árvore se transformam em ricos detalhes de design natural.
Fenda
As fendas são o resultado da movimentação das fibras da madeira durante seu processo de secagem ou devido à queda da árvore. Uma vez estáveis, as fendas não tendem a abrir mais significativamente. Ainda assim esses tampos são travados com barra chata em suas faces inferiores.
GUIA DE ENTREGAS
Todas as informações colocadas nesta lista são de extrema importância para que receba seu pedido dentro do período arcordado, evitando surpresas ou até mesmo cancelamento da entrega na data acordada.
Instruções para entrega:
Prazo
O prazo de entrega será acordado no ato da compra com o vendedor e/ou pedido de compra, não podendo prorrogar ou antecipar a entrega posteriormente.
Escadas
Caso o acesso até o local que a peça ficará alocada, possuir escadas, é necessário informar nossa equipe para que seja avaliada a melhor forma.
Portaria
Caso o local de entrega seja um condomínio ou tenha portaria, não esqueça de informar nossa equipe sobre a documentação e procedimento necessários no dia da entrega.
Horário
Caso possa receber apenas em horário comercial ou período específico, é ne- cessário nos informar anteci- padamente, evitando assim a não entrega do produto.
Transportadora
Nas entregas que forem realizadas através de transportadora, é importante se certificar que tenha uma ou mais pessoas para deslocar a peça para dentro da residência, assim como para montagem da peça.
Elevador
É importante se preparar para a chegada da peça. Certifique-se que a peça cabe no elevador de seu prédio. Caso as medidas não sejam compatíveis, contratar um serviço de içamento para que a peça não precise fica alocada na garagem.
Não são considerados defeitos:
-
Alteração de tonalidade
-
Mudança na textura da peça
-
Abertura de microfissuras
de até 4mm espessura
-
Pequeno abaulamento que não comprometa a utilização da peça
menos de 30% da espessura da peça
-
Marcas de insetos
Quando a árvore está na floresta, é comum que insetos perfurem a madeira e deixem furos e marcas permanentes. Ao chegar na fábrica, toda a madeira utilizada nas peças é tratada de modo a não deixar nenhum vestígio de insetos ou fungos. Ou seja, se a peça não receber manutenção com óleo e eventualmente voltar a apresentar pragas, não será devido aos furos originais.
Seguindo o design "live edge", consideramos que essas marcas, assim como os orgânicos, são ornamentos da madeira que carregam a história de uma árvore, inserida em um ecossistema.
Possíveis problemas devido à movimentação das fibras da madeira:
-
Descolamento entre a resina e a madeira
-
Trincas na resina
-
Travamento do vidro ou deslocamento em relação ao rebaixo.
-
Em casos mais graves, trincamento do vidro.
Ação do tempo na madeira:
Peças de madeira maciça em áreas externas estão mais sujeitas a variações de temperatura, o que favorece a abertura de fissuras. Se sua peça ArboREAL ficará exposta ao sol e à chuva, atente-se à necessidade mais frequente de reaplicação do óleo, a fim de manter a madeira vistosa e hidratada.
Para manter o produto sempre belo, siga cuidadosamente as instruções do Manual de conservação e desembale sua peça assim que a receber para que ela não mofe dentro da embalagem.
Quando é um defeito?
-
Novas rachaduras extensas que venham a comprometer a utilização ou alterar signicativamente o design da peça (mais de 20% da extesão total e de 5mm de largura);
-
Abaulamentos signicativos (mais de 30% da espessura total da peça).
Manutenção
A manutenção da peça é responsabilidade do cliente e, caso seja necessário, a ArboREAL pode fazê-la, mediante ao pagamento dos custos inerentes a mesma.
É um procedimento simples. Recomenda-se seguir o manual de manutenção entregue com o produto ou acessar a página
Como evitar problemas ou facilitar a manutenção de resinas e vidros?
Se um tampo único de madeira (material flexível) é preenchido com resina ou vidro o encolhimento das fibras pode pressionar esses materiais que, por serem rígidos, possivelmente trincam ou se soltam. Uma maneira de se evitar tal situação nesse tipo de peça é dividir o tampo em dois, distribuindo a retração das fibras e, caso haja necessidade, facilitando a manutenção.
Por ser uma matéria-prima natural, a madeira das peças ArboREAL não sai da fábrica estática, continuando sua história na casa do cliente. Devido a alterações físicas do material, como variações de umidade e temperatura, o desenho e cor da madeira podem sofrer alterações com o decorrer do tempo.
Não se preocupe! As possíveis mudanças não diminuem a qualidade e a beleza do seu produto, mas evidenciam seu valor enquanto peça única, sua característica orgânica e a singularidade da árvore que a originou.
ALERTA DO COMPORTAMENTO DA MADEIRA
GUIA DE MANUTENÇÃO
Limpeza:
Para a limpeza da sua peça, você precisará apenas de um pano limpo e água.
1. Limpe a peça com um pano de algodão levemente umedecido com água;
2. Seque com um pano seco;
3. Se houver a necessidade de uma limpeza mais profunda, dissolva um pouco de detergente neutro em água. Umedeça o pano com essa mistura e passe-o sobre a peça. Depois volte para o passo 1.
Limpeza da tábua de corte
Você pode lavar sua tábua em água corrente como qualquer tábua de corte, secar com um pano de prato e deixar que termine de secar naturalmente. Dependendo do tamanho da sua tábua ela pode não caber na pia, nesse caso dissolva detergente neutro em água, passe um pano de algodão umedecido com a mistura na peça e depois seque com pano de prato seco.
Cuidados importantes
(19) 99635-8260 (WhatsApp)
SAC
SAC
-
Não utilize produtos abrasivos como sabão, esponja, palha de aço, etc;
-
Não utilize lustra móveis, óleo de peroba, produtos a base de cloro, álcool ou qualquer tipo de desinfetante ou removedor. O uso destes produtos invalida a garantia da peça;
-
Evite deixar objetos molhados, como copos, taças e jarras, ou objetos quentes, como panelas e travessas, diretamente sobre a peça por um longo período. Alguns produtos como vinho e molhos podem manchar a madeira. Caso apareçam manchas, realize a manutenção da peça conforme explicado na seção abaixo.
-
Evite expor o móvel ao sol, pois este reduz a durabilidade do acabamento, causa mudança de coloração e textura da peça. Peças expostas ao tempo necessitam de manutenção mais frequente, consulte as indicações na seção "Manutenção", sobre o intervalo de manutenção;
-
Evite deixar a madeira em contato direto com superfícies que não a deixam respirar, como vidros e plásticos. Bases que serão utilizadas com tampo de vidro é importante o uso adequado do silicone (4mm de espessura), para criar um espaço entre as peças para a madeira respirar. A utilização de qualquer material que cubra a prancha, bloco ou bolacha em madeira, de modo a impedir que a peça respire, inviabiliza a garantia.
-
Para mesas que possuem trava na parte inferior do tampo, sempre que possível verifique se é necessário o ajuste da trava. Utilize chave de boca 19mm.
Manutenção:
Primeiramente você deve identificar qual tipo de acabamento foi dado à sua peça. Aabaixo, veja os tipos mais usuais e, se ainda tiver dúvidas quanto ao acabamento da peça comprada, fale com seu vendedor.
-
Móveis e peças de decoração possuem acabamento em óleo ArboREAL, esse acabamento não tem brilho e não altera a textura natural da madeira;
-
Tábuas de corte e peças específicas para contato com alimentos possuem acabamento em óleo mineral, esse acabamento não tem brilho e não altera a textura natural da madeira;
-
Peças com acabamento em verniz possuem brilho e textura mais lisa. Essas peças não necessitam de manutenção periódica. Quando o verniz apresentar desgaste, contrate uma empresa especializada para realizar a aplicação ou entre em contato com a equipe ArboREAL.
Manutenção de peças com óleo ArboREAL
Além de manter a cor e a textura da sua peça, a manutenção com óleo ArboREAL ajuda a evitar que líquidos e outros produtos penetrem nas fibras da madeira, diminuindo a chance do aparecimento de manchas. O óleo forma uma película protetora e também hidrata a madeira, deixando os veios mais evidentes. Esse óleo somente pode ser adquirido com a ArboREAL.
-
Ambientes Internos: em peças com baixa incidência solar e de chuva, é aconselhável a aplicação o óleo a cada 6 meses.
-
Ambientes Externos: em peças expostas ao tempo, sol, chuva e vento, é aconselhável a aplicação mensal do óleo nos 6 primeiros meses.
É importante que o óleo seja utilizado conforme as indicações apresentadas nesse manual. Caso sinta ser necessário, você pode aplicá-lo em intervalos maiores ou menores.
Manutenção de peças com óleo mineral
Além de manter a cor e a textura da sua peça, a manutenção com óleo mineral hidrata a madeira e ajuda a evitar que líquidos e outros produtos penetrem nas fibras da madeira, diminuindo a chance do aparecimento de manchas e de contaminação de alimentos. Você pode adquirir óleo mineral em qualquer farmácia.
-
É aconselhável a aplicação do óleo a cada uso ou quando a peça estiver começando a apresentar ressecamento.
-
O óleo mineral deve ser usado em tábuas de corte e peças específicas para contato com alimentos, pois é seguro para a ingestão.
Se sua peça estiver muito marcada pelo uso, siga os passos da seção seguinte para que ela volte a ficar como nova
Passo a passo da manutenção para todas as peças
Com a peça limpa e seca, siga os passos a seguir:
1. Proteja superfícies em volta da peça para que não sujem com óleo;
2. Lixe no sentido dos veios toda a peça com uma lixa n°400 ou esponja com o lado áspero , para retirar os resíduos e corrigir pequenas imperfeições;
3. Passe um pano de seco sobre a peça para retirar o pó;
4. Agite o frasco de óleo;
A aplicação do óleo em superfícies lisas e orgânicas é feita de formas diferentes. Se sua peça não possui superfícies orgânicas, pule para o passo 6.
5. Com um pincel limpo e seco, molhe-o com óleo, retire o excesso em um recipiente e depois aplique no orgânico da peça. Faça isso até cobrir toda a área do orgânico.
6. Aplique uma pequena quantidade de óleo sobre um pano de algodão limpo e seco, passe-o sobre a peça exercendo uma leve pressão, mantendo os movimentos na mesma direção dos veios. Faça de forma uniforme para manter a tonalidade igual por toda a peça.
7. Aguarde 30 minutos, passe um pano de algodão limpo e seco para retirar o excesso, seguindo a mesma direção dos veios.
8. Aguarde pelo menos 24 horas para utilizar a peça.
Consertando pequenos danos:
Aqui você encontra a solução para os danos mais comuns que podem ocorrer a sua peça, caso ainda tenha dúvidas em como proceder, entre em contato com a equipe de pós-venda pelo telefone (19) 99635-8260.
Peça Mofada
Caso sua peça apresente partes mofadas. Estando ela seca, basta seguir os passos abaixo para que fique como nova:
1. Com uma esponja de cozinha, do lado áspero, esfregue a madeira utilizando detergente e água. Os movimentos devem ser feitos no sentido do veio;
2. Remova o sabão com pano úmido;
3. Após a limpeza, deixar a peça secar completamente durante 24 horas e reaplicar o óleo como descrito na seção "Manutenção".
Peça riscada ou com marca de água
Caso a sua peça esteja riscada ou com marcas de água, estando ela limpa e seca, siga os passos:
1. Lixe levemente no sentido do veio o local com uma lixa n°400 ou esponja com o lado áspero , até que o risco ou marca desapareça;
2. Passe um pano de algodão seco sobre a peça para retirar o pó.
3. Reaplicar o óleo como descrito na seção "Manutenção".
Tonalidade Apagada
Caso sua peça esteja com a cor apagada, o procedimento para recuperação é simples, com a peça limpa e seca, reaplique o óleo como descrito na seção "Manutenção".
INSTRUÇÕES DE USO LAREIRA ECOLÓGICA
Sua lareira ecológica possui um reservatório, o qual possui em seu interior uma manta térmica com a função de absorver o etanol, que fica embebido na manta para maior segurança.
1. Utilize o funil com distribuidor embutido para abastecer sua lareira com etanol;
2. Retire o funil com distribuidor e acenda-a jogando um fósforo ou utilizando um acendedor.
Como acender:
Como apagar:
1. Tampe o queimador com a tampa. O corte do fornecimento de oxigênio é suficiente para que o fogo se apague.
TERMO DE GARANTIA
Por se tratar de um produto natural, ele apresentará alterações em sua aparência com o passar do tempo.
Nossas madeiras possuem mais umidade interna do que móveis de madeira tradicionais. Essa umidade se altera com decorrer do tempo, esse é o processo natural de secagem da madeira.
O processo natural de secagem da madeira causa alterações nas características da peça, e que não são considerados defeitos e sim completamente normais e parte do processo natural de secagem.
Não são aplicáveis à garantia:
Alterações naturais da madeira:
1. Alteração de tonalidade, mudança de cor e textura da peça;
2. Abertura de microfissuras de até 4mm de largura;
3. Pequeno abaulamento que não comprometa a utilização da peça (<30% da espessura da peça).
Danos causados pela instalação da peça:
A ArboREAL não recomenda e nem realiza a instalação em nenhum tipo de base não fornecida. Também não nos responsabilizamos por danos causados pelo comportamento da madeira na área instalada, como pedras, vidros, gabinetes ou outras bases. Por ser uma matéria-prima natural, a madeira pode apresentar alteração de tamanho com o decorrer do tempo, além de dilatar e contrair com a variação da temperatura do ambiente.
São aplicáveis à garantia:
Defeitos da madeira:
Podem ser considerados defeitos:
1. Novas rachaduras extensas que venham a comprometer a utilização ou alterar significativamente o design da peça (>20% da extesão total da peça e 5mm de largura);
2. Abaulamentos significativos (>30% da espessura total da peça).
A cobertura da garantia para defeitos da madeira é de 3 anos a partir da Nota Fiscal. A garantia somente é aplicável se todos os cuidados de preservação da peça presentes nesse manual forem seguidos.